Free walking tour – que é? vale a pena?

Partilha esse post

Free walking tour en Budapeste - Hungria

A primeira vez que fizemos um free walking tour foi em Madrid e foi por acaso que o descobrimos: estávamos indo ao ponto de informações turísticas, na Plaza Mayor, para pegar um mapa e perguntar sobre os principais lugares para visitar (essa, geralmente, é a primeira coisa que fazemos ao chegar em uma cidade nova) e nos deparamos com um homem de guarda-sol oferecendo o serviço, que ia começar dentro de uma hora. Gostamos do tour e, desde então, quando sabemos que a cidade tem esse tipo de guia, aproveitamos e fazemos o passeio.

 

turismo em madri
Free walking tour em Madrid (Espanha, 2015)
Como funciona?

Geralmente, o guia (costuma ser uma equipe que oferece o tour) fica num ponto turístico muito movimentado da cidade e tem um ou mais horários (todos os dias ou em alguns dias da semana) para começar o passeio à pé por alguns dos pontos turísticos da cidade.

Ele começa explicando o roteiro e pede que, em troca, no final do tour, cada participante dê uma quantia de dinheiro que acha que vale o seu trabalho. Ou seja, o “free walking tour” não é grátis, mas acaba saindo bem mais barato do que aqueles ônibus turísticos de dois andares que percorrem a cidade.

Nunca soubemos o valor mais indicado para dar: na Europa, vimos turistas dando desde moedas até notas de 20 euros.

Em todos os lugares que fizemos o free walking tour, havia guias falando inglês e, em muitas cidades, também em castelhano.

 

Free walking tour em Singapura

 

Vale à pena?

Na maioria das vezes, o guia é simpático e bem animado (alguns contam, inclusive, muitas piadas para agradar seu público) e leva os turistas à pé por vários pontos da cidade, contando sua história e algumas curiosidades. Há também aqueles que sugerem as comidas típicas, restaurantes bons e baratos e, por viverem na região, podem tirar alguma dúvida que, por ventura, o turista tenha.

É uma maneira muito boa de enriquecer a viagem e ampliar seus conhecimentos acerca do lugar.

 

Disponibilidade nas cidades

O free walking tour está disponível na maioria das cidades turísticas e a tendência é aumentar já que é um serviço bacana. Recomendamos procurar na internet por esse serviço na cidade que você está visitando e as datas de atendimento, já que, em muitas ocasiões somente está disponível em alguns dias da semana e há roteiros diferentes para cada dia.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*