Passeando pelo Instituto Butantan – USP (São Paulo, SP, Brasil)

Partilha esse post

Serpentário - Instituto Butantan
Serpentário - Instituto Butantan (2017)

Está em São Paulo e quer fazer um programa gostoso e barato? Vá ao Instituto Butantan e conheça um pouco sobre esse espaço localizado no campus principal da Universidade de São Paulo.

USP
Instituto Butantan (Campus da USP, 2017)

O Instituto Butantan está localizado na Avenida Vital Brasil, nº 1500, no bairro do Butantã (cidade de São Paulo). Para chegar lá em transporte público basta pegar o metrô até a estação Butantã e caminhar por, mais ou menos, 20 minutos até o portão da USP localizado no endereço citado.

Mas, chegando lá, o que posso fazer?

A opção mais tranquila e gratuita é caminhar pelo campus da USP, um lugar bem bonito, arborizado e tranquilo (principalmente nos períodos de férias, fins de semana ou feriados).

USP - espaço próximo ao Museu Histórico (São Paulo, 2017)
USP – espaço próximo ao Museu Histórico (São Paulo, 2017)

Mas a opção que quero mencionar aqui é visitar os três museus pertencentes ao Instituto Butantan: o Serpentário, o Museu de Microbiologia e o Museu Histórico. O ingresso inteiro para a visita deles custa 6 reais (informação de fevereiro de 2017).

O Serpentário é o local mais famoso do Instituto, onde estão: cobras, pitons, aranhas, sapos, iguanas, entre outros animais. E, além de vê-los, o Serpentário traz algumas informações sobre eles e também sobre a produção do soro antiofídico. É bem interessante!

serpentário
Imagens do Serpentário do Instituto Butantan (São Paulo, 2017)

O Museu de Microbiologia também é muito legal: traz informações sobre os microrganismos e mostra um pouco sobre cientistas famosos que contribuíram para o desenvolvimento da medicina. Ali há microscópios com amostras de insetos e microrganismos, maquetes de vírus e bactérias e um espaço interativo para crianças.

Museu de Microbiologia (USP São Paulo, 2017)
Museu de Microbiologia (USP São Paulo, 2017)

E, por último, o Museu Histórico, que mostra um pouco sobre o desenvolvimento do Instituto Butantan, alguns equipamentos usados e trabalhos realizados ali.

Museu Histórico
Museu Histórico do Instituto Butantan (São Paulo, 2017)

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*