O que fazer em Berlim?

Partilha esse post

semáforo Berlim
Semáforo de pedestre em Berlim (2015)

Capital da Alemanha, Berlim tem muito a oferecer para os turistas: muita história, cultura, áreas de lazer… É uma cidade interessante para visitar.

Portão de Brandemburgo

portão de brandemburgo
Brandenburger Tor (Berlim, 2015)

Pariser Platz (próximo à estação Brandenburger)

Símbolo de Berlim, o Portão de Brandemburgo é uma grande estrutura, que foi construída no final do século XVIII como uma das entradas da cidade quando a cidade era muralhada – naquela época, havia outros portões, mas hoje resta somente este. Atualmente, é um lindo cartão postal que vale a pena ser visitado.

Muro de Berlim

muro de berlim
Trecho do Muro de Berlim (2015)

Ao perder a Segunda Grande Guerra, a Alemanha foi dominada pelos países vencedores: Estados Unidos, Grã Bretanha, França e União Soviética. No entanto, a União Soviética se diferenciava das demais por ser a única nação comunista e, devido a esse confronto de ideologias, a Alemanha acabou sendo dividida em duas partes: a Oriental (comunista) e Ocidental (capitalista), iniciando, assim, o período da história chamado de Guerra Fria.

Em Berlim, em 1961, o Muro de Berlim foi construído para controlar a passagem de pessoas entre as duas partes – principalmente a saída de pessoas do lado comunista para o capitalista. Este muro foi derrubado apenas em 1989.

Pode-se ver pedaços do famoso muro em vários pontos da cidade.

Uma das partes do muro que é bem interessante é a que está próxima ao Topografia ao Terror (próximo à estação Potsdamer Platz), um memorial que retrata alguns dos horrores passados na época nazista que a Alemanha vivenciou.

Alexanderplatz

(estação Alexanderplatz)

Um dos pontos mais movimentados de Berlim, a grande praça Alexanderplatz tem de tudo: prédios comerciais, lojas, supermercados, cinemas, fontes e uma grande estação de transporte público.

É ali que se encontra a famosa torre de televisão Fernsehturm, que é a mais alta da cidade (e a segunda estrutura mais alta da Europa!) desde 1969, quando foi construída pelos soviéticos que dominavam a parte Oriental de Berlim (onde está localizada a praça).

torre mais alta de Berlim
Fernsehturm (Berlim, 2015)

Na praça está também o Relógio Mundial, um relógio que indica a hora de muitas cidades do mundo.

relógio mundial de berlim
Relógio Mundial (Berlim, 2015)

Reichstag

(próximo à estação Bundestag)

parlamento alemão
Reichstag (Berlim, 2015)

O belo edifício abriga o parlamento alemão e também uma grande história: em 1933, foi incendiado e a culpa por este ato caiu sobre os comunistas, culminando na perseguição destes pelos nazistas, que estavam subindo ao poder naquele período.

Pode-se fazer uma visita ao topo (com direito à audioguia que conta a história do edifício), de onde se tem uma vista bonita da cidade.

Bebelplatz

(próximo à estação Friedrichstrasse)

Local da queima dos livros pelos nazistas em 1933, a praça tem uma pequena “janela” no chão mostrando uma estante vazia, símbolo daquele triste fato histórico.

queima de livros
Espaço, na Bebelplatz, para relembrar a queima de livros pelos nazistas, em 1933 (Berlim, 2015)

Universidade de Humboldt

Unter den Linden (próximo à estação Friedrichstrasse)

universidade Humboldt
Humboldt Universitaet (Berlim, 2015)

A famosa universidade alemã formou muitas celebridades, entre elas: Albert Einstein, Karl Marx e Friedrich Engels.

Ao passar por ela é possível ver uma diversidade de vendedores ambulantes com livros usados à disposição. É uma ótima oportunidade para compras de livros, principalmente se você sabe falar alemão.

Pergamonmuseum

Am Kupfergraben (próximo à estação Hackescher Markt)

Museu grande que traz ao visitante obras monumentais de antiguidades gregas e romanas, além de antiguidades do Oriente Próximo e a Arte Islâmica. Essas obras foram levadas a Alemanha depois de expedições alemãs realizarem escavações arqueológicas naqueles lugares.

Antigo Museu (Altes Museum)

Am Lustgarten (próximo à estação Hackescher Markt)

Lindo museu, com um grande acervo de peças antigas romanas e egípcias.

Novo Museu (Neues Museum)

Bodestrasse (próximo à estação Hackescher Markt)

O museu expõe obras de arte da Pré-história e História antiga.

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*