Tiradentes e arredores – Minas Gerais (Brasil)

Partilha esse post

Casas de Tiradentes
Casas em estilo colonial, em Tiradentes (2016)

Minas Gerais é um lugar lindo, repleto de verde, belas paisagens e muita história.

Uma das regiões de Minas que vale à pena conhecer é a cidade de Tiradentes e seus arredores, pois tem muita opção de lazer, além da satisfação de comer bem e relaxar na natureza.

As cidades mineiras citadas nesse post estão assinaladas com uma estrela. Imagem retirada do Google Mapas (2016).
As cidades mineiras citadas nesse post estão assinaladas com uma estrela.
Imagem retirada do Google Mapas (2016).

Veja uma lista do que fazer (e cidades a visitar) sem gastar muito dinheiro e com diversão garantida:

Tiradentes

Tiradentes
Tiradentes (2016)

A charmosa Tiradentes está a, aproximadamente, 200 quilômetros de distância da capital mineira, Belo Horizonte.

Foi fundada no início do século XVIII, quando os paulistas descobriram ouro e começaram a explorar e popular a região. É uma importante cidade histórica do Brasil também por causa da conhecida Inconfidência Mineira, revolta que aconteceu no final do século XVIII e que queria a independência do Brasil, devido aos abusos da Coroa portuguesa, principalmente no que dizia respeito às leis e cobrança de impostos. De fato, seu nome homenageia o inconfidente Joaquim José da Silva Xavier, também conhecido como Tiradentes.

Casas de Tiradentes
Casas em estilo colonial, em Tiradentes (2016)

Dependendo da época do ano que escolher para visitar a cidade, pode que o turista se depare com um dos muitos eventos que acontecem por ali, como, por exemplo, a famosa Mostra de Cinema de Tiradentes ou o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia.

A rota Tiradentes – São João del Rei pode ser feita em carro (mais rápida), em ônibus (que sai, mais ou menos, a cada 30 minutos e custa em torno de 5 reais o trecho), caminhando (a Trilha do Carteiro é uma das opções para isso) ou com a maria-fumaça, que é, sem dúvida, a maneira mais turística de se fazer o passeio.

Em Tiradentes, você pode conhecer:

Trilha do Carteiro

Trilha do Carteiro, Tiradentes
Trilha do Carteiro, Tiradentes (2016)

Uma trilha em meio à natureza, com belas paisagens e com oportunidade de refrescar-se nas várias cachoeiras e pequenos lagos que o caminho lhe oferece.

A trilha é relativamente fácil de ser feita, mas te alguns trechos cujo caminho é mais difícil para uma pessoa idosa, crianças muito pequenas, ou alguém tenha algum tipo de dificuldade de locomoção.

Trilha do Carteiro, Tiradentes
Vista desde a Trilha do Carteiro (Tiradentes, 2016)

Gruta Casa da Pedra

Gruta em meio à natureza de Tiradentes. Para conhecê-la é necessário agendar com um guia local (pelo telefone (32) 9.8813-9894) que acompanha o grupo de turistas ao interior da gruta e explica um pouco da história, lendas e formações geológicas do lugar.

Gruta Casa da Pedra
Gruta Casa da Pedra, Tiradentes (2016)

O valor desse passeio é R$ 20 (informação de fevereiro de 2016), mas pode pedir um desconto.

São João del Rei

Mais uma cidade histórica, São João del Rei está muito próxima de Tiradentes – apenas 14 km separam as duas cidades.

São João del Rei
São João del Rei (2016)

Durante a exploração do ouro em Minas Gerais (no século XVIII), a cidade cresceu muito e construiu suas belas igrejas em arte barroca e as casas em estilo colonial. Essas características ainda são vistas pelos transeuntes no centro da cidade.

Além disso, é conhecida por ser a cidade natal de Tancredo Neves, o presidente eleito em 1985, que faleceu antes de assumir o cargo. Ele seria o primeiro presidente civil após a ditadura militar brasileira. Em São João del Rei, é possível visitar seu túmulo, situado no cemitério que fica atrás da Igreja de São Francisco de Assis.

O Carnaval, a Semana Santa e o Festival de Inverno são algumas dos diversos eventos que a cidade oferece no decorrer do ano.

Santa Cruz de Minas

Santa Cruz de Minas
Santa Cruz de Minas (2016)

Santa Cruz de Minas está entre Tiradentes e São João del Rei e é uma das menores cidades do Brasil. Um terço de sua extensão pertence à Serra São José.

Apesar de ser pequena, a praça principal é um lugar tranquilo que deve ser visitado.

Além disso, a Cachoeira do Bom Despacho é um ótimo lugar para se passar um dia de sol. Muitas pessoas vão para lá se refrescar na água, tomar sol e bater um papo descontraído com os amigos.

Cachoeira do Bom Despacho (2016)
Cachoeira do Bom Despacho (2016)

* Dicas:

Hospedagem

Se está planejando visitar as cidades mencionadas acima, a mais barata delas para se hospedar é São João del Rei. Tiradentes, por sua vez, por ser mais voltada para o turismo, tem os preços de acomodação mais salgados.

Compras

Levar lembrancinhas de viagem, fazer o enxoval, renovar as peças de casa… Essa região também nos permite fazer ótimas compras. Mas, mais uma vez, Tiradentes não é a melhor opção para isso, por apresentar os maiores preços dos produtos. Sugere-se, então, visitar a cidade de Resende Costa (que está a 35 quilômetros de Tiradentes).

Quem busca móveis com madeira de demolição, deve ir às lojas de Santa Cruz de Minas (boa parte da economia do município vem da fabricação desse tipo de mobiliário).

A gastronomia de Minas Gerais é conhecida no país inteiro e visitar as cidades mineiras é uma tentação para o paladar. Queijos, doces, licores e cachaça são produtos muito procurados pelos turistas para levar como presente de viagem aos familiares e amigos.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*