Os danos ambientais de uma viagem

Partilha esse post

Coleta de lixo em Huanchaquito (Peru, 2015)

Viajar enriquece culturalmente e emocionalmente. Com uma viagem podemos aprender sobre outras culturas, compreendemos mais sobre a História, experimentamos novos pratos, novos cheiros e novas cores. Também aprendemos a respeitar o diferente. Descansamos a mente. Conhecemos e fazemos amizades que podem durar ou não.

Ou seja, tudo de bom, certo? Quase isso! Um grande inconveniente é a grande emissão de dióxido de carbono no ambiente. Isso porque ao viajar, a não ser que o turista faça todo o trajeto à pé ou em bicicleta, usa-se muito o sistema de transporte e eles poluem bastante. Por exemplo: o avião é um grande emissor de dióxido de carbono e, com isso, polui mais.

Fonte: http://www.antaq.gov.br/portal/pdf/meioambiente/emissaoco2efeitoestufa.pdf
Fonte: http://www.antaq.gov.br/portal/pdf/meioambiente/emissaoco2efeitoestufa.pdf

A emissão de dióxido de carbono no ambiente contribui para o efeito estufa e o aquecimento global, o que tem preocupado muitos ambientalistas ultimamente.

Mas, o que fazer? Deixar de viajar? No nosso caso, pensamos em possibilidades de compensar o meio ambiente por tantas emissões: uma delas foi plantar árvores: plantamos uma centena delas em uma área rural nos Andes do Peru.

Plantando árvores em Porvenir (Peru, 2015)
Plantando árvores em Porvenir (Peru, 2015)

Plantar árvores parece tarefa fácil, mas o problema está em onde plantar: há lugares, como na cidade de São Paulo, onde não há espaço e a necessidade de autorização dificulta um pouco esse trabalho (leia a matéria sobre o plantio de árvore em São Paulo e/ou acesse o site da própria prefeitura).

Outra foi proporcionar um dia de coleta de lixo em uma praia (também no Peru).

Coleta de lixo em Huanchaquito (Peru, 2015)
Coleta de lixo em Huanchaquito (Peru, 2015, Evento em facebook)

Sabemos que só isso não é suficiente, deveríamos fazer muito mais, uma vez que a paixão em viajar não acaba com uma ou duas viagens e, sempre que é possível, queremos cair na estrada novamente.

Curiosidade

Se você quer saber quanto emite de dióxido de carbono por ano, o site SOS Mata Atlântica oferece uma calculadora na qual coloca-se os dados de gastos diários ou mensais com transporte, gás de cozinha, energia elétrica etc. e, ao final, ela te dá o número de árvores que você deveria plantar para compensar o meio ambiente.

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*